História

A tradicional FESTA DE SÃO VITO no bairro do Brás teve sua primeira edição em 15 de junho de 1918 quando os italianos de Polignano a Mare organizaram um evento religioso e social em homenagem ao seu padroeiro numa vila de casas na esquina das ruas Santa Rosa e Benjamin de Oliveira. No ano seguinte com maior adesão fizeram novamente a festa e fundaram a ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO VITO MÁRTIR, em 21 de outubro de 1919, com intuito de construir a Capela San Vito, o que aconteceu em 1920 em terreno adquirido à então Rua Álvares de Azevedo, 51 (atual Rua Polignano a Mare) com ajuda da Unione Catholica Itlaiana. A partir de 1920 a Festa de São Vito se torna o maior evento religioso e social da comunidade italiana de São Paulo.

A boa comida, o vinho e música italiana executada por pequenos grupos, animavam os presentes. O show pirotécnico inédito em festividades e o Pau de Sebo atraiam milhares de pessoas. A procissão de São Vito era acompanhada por uma multidão de devotos. A Capela San Vito era chamada de “Capela dos Milagres”. Nos anos 40 para melhor conforto da comunidade é construída pela Associação uma igreja maior em substituição a Capela e é criada então a Paróquia São Vito.

Em 1980, a Festa sai da rua e começa a ser realizada no local atual. É construído o pavilhão Modesto Mastrorosa e inaugurada a CRECHE SÃO VITO em 1996, que atende por volta de 100 crianças gratuitamente em parceria com a prefeitura. Além do local da Festa e da Creche, o Pavilhão abriga também a Sede da Associação Beneficente São Vito Mártir, o memorial dos Fundadores e o acervo com a primeira imagem de São Vito que veio para o Brasil trazida por Modesto de Luca em 1895.

A FESTA DE SÃO VITO realizada desde 1918, mantém as mesmas receitas de seus pratos da culinária típica da província de Bari, de geração a geração graças à dedicação dessa instituição chamada “As Mammas de São Vito”, imortalizadas no documentário de Gianni Torres “Le mamme di San Vito” de 2010.

A FESTA DE SÃO VITO é comprovadamente a mais tradicional festa italiana de São Paulo realizada em recinto totalmente coberto. Sempre nos finais de semana do mês de junho e os primeiros finais de semana do mês de julho e está no calendário oficial de eventos da Cidade de São Paulo. VIVA SÃO VITO!